Como fazer uma boa foto

Como fazer uma boa foto

Bem, sabemos que hoje em dia com a tecnologia, temos em mãos opções fantásticas para registrar os momentos, seja em foto ou vídeo, câmeras ou celulares.

Mas ainda com muita facilidade é preciso se atentar a algumas coisas que são simples para que o resultado seja adequado ou até mais que o esperado.

Antes de tudo, para os amantes da fotografia a melhor dica que posso dar é que independente do que você tem em mãos, com a técnica certa e um olhar aguçado, você consegue ir longe.

Com isso, o post de hoje será focado em celulares, pois é o equipamento mais acessível, portátil e comum que temos.

Não importa qual seja a marca do seu celular, o que importa é a configuração e seu olhar sobre aquilo que deseja registrar, sendo foto ou vídeo.

Configuração

Os celulares já vem com configurações pré definidas e você precisa dar uma olhada tanto na central de controles no próprio aplicativo de foto e vídeo, como também ver o que tem configurado no sistema do celular, pois algumas coisas podem ser diferentes.

Lembrando que as configurações e telas de configuração são diferente para cada marca de celular. Eu indico você pesquisar a configuração para o seu celular e fazer os ajustes que vou deixar aqui pra você.

As sugestões abaixo são as que eu mesma uso, mas isso pode e deve ser adaptado para o seu celular, já que as memórias são diferentes.

  • Vídeo normal: 1080p HD a 30/60 fps ou até 4k a 60 fps

Eu uso 4k a 60 fds, pois trabalho muito com vídeos em câmera lenta, cortes e outras coisas que precisam de mais qualidade, mas esse modo ocupa mais espaço na memória e você precisa ver o que pra você é melhor.

  • Câmera lenta: 1080p HD a 120/240 fps

Eu deixo o meu em 240 fps, mas confesso que quase não uso muito essa opção já que prefiro usar o vídeo normal e transformar em slowmotion.

  • Foto: Tamanho 16:9 (1920x1080)

Esse é o tamanho recomendado, tanto pra foto ou vídeo, embora tenha outros tamanhos para fotos, esse é o melhor na minha opinião. Sugiro que teste outros formatos também para ver o que mais serve pra você.

  • HDR: Amado por muitos, mas nem tanto por mim.

Embora seja algo interessante por gerar fotos mais nítidas, com equilíbrio entre o claro e o escuro, eu não gostei nenhum pouco do resultado. Se eu fosse opinar na sua decisão, falaria pra você não usar também. Mas é aquela coisa... Cada pessoa tem um gosto e se você gostar do resultado, deixe essa opção ativada.

  • Grade:

Ele te ajuda a ter bons enquadramentos na sua foto e vídeo. Super indico para iniciantes em fotografia, pois é aqui nas regras do terço que você irá aprender como deixar suas fotos mais interessantes.

  • Level:

Ele te ajuda a deixar as fotos mais retas. Pra quem não gosta de foto e vídeo torto, precisa deixar essa opção ligada.

  • Macro:

Essa opção eu deixo desligada no meu iPhone, pois dá muita raiva as lentes ficarem pulando de uma pra outra, sem eu desejar.

  • Exposição:

Prefiro deixar mais baixa para dar um ar de cinemático, principalmente para os meus videos. Geralmente, uso -0.7 de exposição, mas dependendo do lugar onde você for gravar, se estiver muito escuro, as vezes é preciso aumentar.

  • Flash:

Geralmente, ele deixa muito estourado a imagem e é legal para quando você deseja dar um ar mais analógico e com uma edição retrô, fica ainda mais legal o resultado. Vale a pena testar e ver se você gosta. Eu nunca uso.

Raw:

Tem alguns celulares que tem essa função e é interessante, pois é uma função que tem em câmeras profissionais. Embora não seja a mesma coisa, é muito valido para você ter qualidade na sua imagem, principalmente para editar depois. Mas com toda certeza, vai ocupar um espaço a mais no seu celular.

Bom, dependendo do celular que você tem, há outras opções e ferramentas, como retrato, time-lapse, panorâmico e etc. Mas em geral, acredito que as configurações acima, já podem ajudar você a começar a fazer os seus cliques com mais qualidade.

Registros

Antes de sair fotografando tudo e todos, se atente a 3 coisas.

  1. LIMPE A LENTE: Parece bobo, mas pegamos no celular o tempo todo e uma lente suja atrapalha demais no resultado final da imagem.
  2. LUZ: Um local bem iluminado faz total diferença para o seu video e sua foto. OBS - Pra quem deseja se aprofundar mais nesse universo, eu já deixo a dica pra você estudar a luz, principalmente da sua casa. Saiba quanto tempo ela dura e qual a direção dela durante o dia. Isso pode ajudar você a saber o melhor horário para fazer os seus registros.
  3. APRENDA ANALISAR: Olhe pra tudo ao seu redor e pense onde e qual ângulo é mais adequado pra sua foto, qual a cor predominante no local e qual pose fazer, caso seja foto com pessoas.

Lembre-se que por mais chatinho que seja no começo, logo você pega o jeito. O importante é você saber que tudo é questão de treino. Quanto mais você faz, mais você aprende e entende sobre como dominar o seu celular.

Espero ter ajudado você com essas dicas e que você faça maravilhosos registros pelo mundo.

Agora, para você que deseja saber quais são os meus aplicativos de edição tanto de vídeo, quanto de foto, fique ligadinho nos próximos posts.

Suellen Siqueira

Suellen Siqueira

Brasileira apaixonada pela vida, enxerga o mundo de forma sensível e eterniza momentos significativos através da foto e vídeo.
Malta/EU